Mogi das Cruzes inicia participação em programa da Urban 95 ao lado de 39 cidades do mundo

Secretaria de Urbanismo

05 de maio de 2022

A construção da Política Municipal da Primeira Infância teve mais um importante passo nesta quinta-feira (5/5), com o início da formação da Urban95 Academy - LSE Cities (London School of Economics and Political Science). O programa será realizado em formato online, com duração de seis semanas, e tem o objetivo de ajudar as lideranças a planejarem cidades capazes de proporcionar um ambiente urbano favorável ao desenvolvimento sustentável da criança.

Representando Mogi das Cruzes, participam da formação o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, ao lado de uma equipe técnica formada pela arquiteta e urbanista Fabíola de Almeida, coordenadora do projetos urbanísticos Secretaria de Planejamento, e pela psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, Milena Grieco, que também gerencia o Programa Criança Feliz.

Claudio explica que Mogi das Cruzes participou de processo de seletivo realizado entre fevereiro a abril e foi indicada para o programa ao lado de outras 39 cidades de todo o mundo. Do Brasil, participarão representantes de Pelotas (RS), Crato (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ),  Salvador (BA) e São José dos Campos. Os demais municípios escolhidos são de países como Inglaterra, Colômbia, Chile, Peru, Índia, Espanha, Portugal e Estados Unidos.

“Estas cidades irão aprofundar suas visões, análises e discutir como os município podem garantir uma melhor qualidade de vida para as crianças e seus cuidadores, criando estratégias e políticas públicas que possibilitem a implementação de bairros amigáveis, com espaços públicos sustentáveis e que beneficiem todos os cidadãos”, observa Claudio.

A instituição holandesa Fundação Bernard Van Leer é responsável pela Rede Urban95, da qual Mogi faz parte desde julho do ano passado. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. O objetivo é que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.