Secretário de Obras de São José do Rio Preto conhece o Sistema da Aprovação Digital
Secretaria de Urbanismo
A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo realizou, na segunda-feira (16/5), uma reunião de trabalho em que apresentou o funcionamento do Sistema Digital de Aprovação de Processos ao secretário municipal de Obras de São José do Rio Preto, o engenheiro Israel Cestari Junior. Em funcionamento desde 2019 em Mogi das Cruzes, o sistema proporciona mais agilidade na aprovação dos processos, além de economia de insumos e espaço físico utilizado (clique aqui para ter acesso ao sistema).
“Tivemos uma reunião muito produtiva com o colega de São José do Rio Preto, explicando todos os passos da implantação do sistema e os benefícios que estamos observando agora, com a consolidação da plataforma. É uma tendência natural investir em sistemas como esse, que facilitam a vida dos cidadãos e dos próprios servidores. Todos ganham tempo e a cidade é beneficiada, pois os projetos são aprovados com mais rapidez e isso torna o município mais atraente para investimentos”, afirma o secretário Claudio de Faria Rodrigues, que participou da reunião ao lado do diretor José Dias e do chefe de divisão Ernando Coutinho.
O comparativo mostra claramente como a situação mudou antes e depois do início do funcionamento do sistema. A primeira análise de um processo, que antes ocorria em 15 dias, em média, agora acontece em apenas 3. Muitas vezes é necessária apenas uma verificação para que o processo seja aprovado. Durante a pandemia, com as medidas de distanciamento social, o sistema foi fundamental para a manutenção das obras particulares, devido à agilidade da aprovação.
De acordo com Claudio Rodrigues, as vantagens são muitas: “Com este mecanismo estamos formando uma base digital dos imóveis legalizados, houve redução da presença dos solicitantes nos setores de protocolo e balcões de atendimentos, redução da quantidade de impressões e papel circulante na prefeitura, aumento da produtividade, reduzindo o tempo perdido procurando ou recebendo processos, como também corrigindo erros formais e dados incompletos”, complementa.
Ainda segundo o secretário, essa mudança de paradigma tende a atrair novos investimentos e estimular o licenciamento de obras, pois, à medida que o processo se tornar mais prático e veloz, haverá um natural aumento da eficiência da secretaria e uma melhor resposta aos serviços prestados aos cidadãos e aos empreendedores dispostos a investir no município.
Manutenção em estação da Vila Moraes poderá afetar abastecimento em imóveis sem caixa d’água, na segunda (20)
Equipes de Atibaia e Itaquaquecetuba visitam Mogi para troca de experiências sobre o Programa Criança Feliz
Neste sábado (18), manutenção suspenderá atendimento do Semae das 8h às 12h30
Estudantes vencedores da 1ª Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes se apresentam no Theatro Vasques
Fundo Social em parceria com grupo de cabeleireiros faz ação em prol das vítimas do Rio Grande do Sul