Secretário de Obras de São José do Rio Preto conhece o Sistema da Aprovação Digital

Secretaria de Urbanismo

17 de maio de 2022

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo realizou, na segunda-feira (16/5), uma reunião de trabalho em que apresentou o funcionamento do Sistema Digital de Aprovação de Processos ao secretário municipal de Obras de São José do Rio Preto, o engenheiro Israel Cestari Junior. Em funcionamento desde 2019 em Mogi das Cruzes, o sistema proporciona mais agilidade na aprovação dos processos, além de economia de insumos e espaço físico utilizado (clique aqui para ter acesso ao sistema).

“Tivemos uma reunião muito produtiva com o colega de São José do Rio Preto, explicando todos os passos da implantação do sistema e os benefícios que estamos observando agora, com a consolidação da plataforma. É uma tendência natural investir em sistemas como esse, que facilitam a vida dos cidadãos e dos próprios servidores. Todos ganham tempo e a cidade é beneficiada, pois os projetos são aprovados com mais rapidez e isso torna o município mais atraente para investimentos”, afirma o secretário Claudio de Faria Rodrigues, que participou da reunião ao lado do diretor José Dias e do chefe de divisão Ernando Coutinho.

O comparativo mostra claramente como a situação mudou antes e depois do início do funcionamento do sistema. A primeira análise de um processo, que antes ocorria em 15 dias, em média, agora acontece em apenas 3. Muitas vezes é necessária apenas uma verificação para que o processo seja aprovado. Durante a pandemia, com as medidas de distanciamento social, o sistema foi fundamental para a manutenção das obras particulares, devido à agilidade da aprovação.

De acordo com Claudio Rodrigues, as vantagens são muitas: “Com este mecanismo estamos formando uma base digital dos imóveis legalizados, houve redução da presença dos solicitantes nos setores de protocolo e balcões de atendimentos, redução da quantidade de impressões e papel circulante na prefeitura, aumento da produtividade, reduzindo o tempo perdido procurando ou recebendo processos, como também corrigindo erros formais e dados incompletos”, complementa.

Ainda segundo o secretário, essa mudança de paradigma tende a atrair novos investimentos e estimular o licenciamento de obras, pois, à medida que o processo se tornar mais prático e veloz, haverá um natural aumento da eficiência da secretaria e uma melhor resposta aos serviços prestados aos cidadãos e aos empreendedores dispostos a investir no município.