Secretários conhecem ações e equipamentos voltados à primeira infância em Jundiaí

Secretaria de Urbanismo

02 de junho de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes participou, na terça-feira (31/5), de uma reunião de trabalho sobre a Rede Urban 95 na cidade de Jundiaí. A secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon, e o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, foram recebidos pelo secretário de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni, e conheceram equipamentos e ações realizadas naquele município.

“Há duas semanas, eu e a secretária Patrícia Helen, de Educação, estivemos no 1º Encontro da Urban 95 em Boa Vista, capital de Roraima, e no sentido de fortalecer e estreitar a troca de experiências entre as cidades participantes, nesta semana eu e a secretária Kelen fomos observar de perto as iniciativas desenvolvidas em Jundiaí, que já integra a rede há mais tempo e tem ações consolidadas”, afirmou Claudio, reforçando que o município do interior paulista é uma referência para outros membros da Urban 95.

Os dois secretários mogianos conheceram o funcionamento do Comitê de Crianças, no qual as crianças participam das decisões da cidade, e informaram que em Mogi das Cruzes esse comitê também já está sendo formatado. Além disso, Kelen e Claudio visitaram a Secretaria de Cultura (Complexo FEPASA), a Fábrica de Infâncias do Japy, o Teatro Polytheama, o Bosquinho do Bonfiglioli e o Parque Mundo das Crianças. Todos esses equipamentos foram projetados e construídos com o objetivo de valorizar a primeira infância.

“Outro ponto importante da nossa visita foi verificar como os espaços públicos estão sendo pensados e desenhados seguindo os conceitos da Rede Urban 95. Quando projetamos espaços públicos acolhedores, inovadores, inspiradores e seguros para a primeira infância, atendendo crianças de 0 a 3 e de 3 a 6 anos, essa convivência  influencia de forma muito positiva a sua formação”, observa Claudio Rodrigues.

A instituição holandesa Fundação Bernard Van Leer é responsável pela Rede Urban95, da qual Mogi faz parte desde julho do ano passado. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. No Brasil, são 24 cidades. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.