Técnicos fazem levantamento de dados no Jardim Aeroporto para projetos voltados à primeira Infância

Secretaria de Urbanismo

18 de novembro de 2022

Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo realizou nesta semana um trabalho de levantamento de dados sobre a quantidade de pessoas que utilizam o espaço público no quarteirão formado pela rua Tonga, avenida América, rua Turquia e rua Tailândia, no Jardim Aeroporto. A ação teve como objetivo levantar dados sobre a circulação e permanência de cidadãos nas proximidades dos equipamentos públicos, como creches, escolas e unidades de saúde, como parte das ações voltadas para a primeira infância previstas pela Rede Urban 95.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explica que a área percorrida pela equipe técnica faz parte do projeto “Investimento Semente”, que será implantado nas próximas semanas, em uma ação que contará com a participação de diversas secretarias municipais. Um diferencial na realização do levantamento, segundo Claudio, foi a utilização da ferramenta “public life app”, criada pelo Gehl Institute, uma equipe internacional com larga experiência em intervenções urbanas com o objetivo de promover “cidades para pessoas”.

“Essa ferramenta é moderna, eficiente e foi disponibilizada pela Rede Urban 95. Na prática, é uma forma de começarmos a estabelecer políticas públicas e intervenções a partir de dados concretos e palpáveis”, explica o secretário. “A criação de espaços amigáveis à primeira infância é uma prioridade do programa e estamos trabalhando de forma integrada na Prefeitura para proporcionar resultados práticos à população”, completou.

Foram realizados três tipos de pesquisa. Duas delas levantaram dados sobre a circulação de pessoas e a terceira registrou dados sobre a permanência de cidadãos no espaço público. As duas primeiras pesquisas identificaram idade e gênero das pessoas que circulam pelas ruas do bairro e como elas circulam – caminhando, pedalando, em veículos motorizados ou carregadas (casos de bebês de colo e carrinhos).

Já a terceira pesquisa coletou dados sobre o uso que as pessoas fazem do espaço público (áreas livres) e quais atividades são realizadas nestes espaços – brincadeiras, exercícios, jogos, atividades culturais ou local de espera para transporte público, por exemplo. Os dados coletados serão comparados com uma nova pesquisa que será realizada após a intervenção física, de modo a permitir um comparativo entre o “antes e depois” das intervenções.

A instituição holandesa Fundação Bernard Van Leer é responsável pela Rede Urban95, da qual Mogi das Cruzes faz parte desde julho do ano passado. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. No Brasil, são 24 cidades. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.