Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes é uma das cidades históricas do Brasil. Em 1560, a localidade era um ponto de descanso do bandeirante Braz Cubas em suas longas caminhadas no meio da mata. Situada às margens do Rio Anhembi — hoje chamado Tietê —, a região passou a ser utilizada como ponto de repouso por outros bandeirantes e rapidamente se tornou um povoado, que foi elevado à vila em 1º de setembro de 1611, recebendo o nome de “Villa de Sant’Ana de Mogi Mirim”.

Naquela época, já havia uma estrada que dava acesso a São Paulo, construída pelo também bandeirante Gaspar Vaz. Em pouco tempo, essa via passou a transportar uma quantidade crescente de pessoas, riquezas e suprimentos, fazendo a vila crescer e se tornar uma cidade — Mogi das Cruzes. Esse resumo mostra a vocação de Mogi para o crescimento e o progresso. Uma vocação que se confunde com a própria história da cidade.

Mais de quatro séculos e meio depois, Mogi mantém o ritmo de desenvolvimento e possui distritos prósperos, onde se concentram desde o cinturão verde de São Paulo até as empresas de pequeno, médio e grande portes, responsáveis pela geração de milhares de empregos.

Localização estratégica
Uma das razões do progresso de Mogi das Cruzes é a sua localização estratégica. A cidade está a poucos quilômetros dos principais centros comerciais, econômicos e de transporte do país e conta com duas das mais importantes rodovias nacionais: a Ayrton Senna/Carvalho Pinto e a Presidente Dutra.

Mogi das Cruzes é servida por malha ferroviária, ligando-a aos principais centros de produção do país e também  ao Porto de Santos, o maior da América Latina. O principal aeroporto de passageiros e de cargas do Brasil fica somente a 30 quilômetros.

Por isso, o município tem atraído a atenção crescente de empresas nacionais e internacionais que veem em Mogi das Cruzes um lugar promissor para investir.

Distritos Industriais
Mogi das Cruzes conta com uma política ousada não só para atrair novos investimentos, mas também promover o crescimento e fortalecimento das empresas já instaladas no município. Além de incentivos fiscais a prefeitura oferece consultorias e acompanhamento técnico para as mais diversas fases da implantação do novo negócio.

O município conta com 18,5 milhões de m² destinados a ocupação industrial divididos em 4 distritos: Taboão, Cocuera, Cezar de Souza e Braz Cubas.

Apoio ao Empreendedor
A Prefeitura de Mogi das Cruzes acredita que o apoio ao empreendedor é fundamental para o crescimento da economia. Para isso, o município criou a Sala do Empreendedor, que conta com uma série de serviços voltados especialmente para o atendimento das demandas dos empreendedores. Todas as providências necessárias para abertura de uma empresa são realizadas nesse mesmo espaço.

O Banco Povo oferece linhas de crédito para quem realiza atividade produtiva no município, de maneira formal ou informal. As taxas de juros para o empréstimo são menores que do mercado e variam de 0,35% a 1% ao mês.

A cidade também conta com o Emprega Mogi, um programa que faz a aproximação entre empresas instaladas em Mogi das Cruzes, que estão com vagas em aberto, e bons profissionais que estão buscando colocação no mercado.

Inovação
O Polo Digital é um espaço para empreendedores se conectarem, aprenderem e criarem empresas que, a partir de Mogi das Cruzes, possam impactar de maneira positiva o Brasil e o mundo. Qualquer empreendedor que tenha uma startup, ou apenas uma ideia, pode se tornar um membro, utilizar o espaço e receber orientação no Polo Digital, que desenvolverá um trabalho de mentoria. A unidade conta com Café Digital, Coworking, Incubadora e Arena de Eventos. A unidade tem como foco oferecer qualificação voltada para a cultura startup, o empreendedorismo de inovação e a indústria 4.0. 

Assim como o Polo Digital, a Escola de Empreendedorismo e Inovação fortalece a cultura empreendedora e dá oportunidades para que novas empresas possam surgir e também escolher nossa cidade para investir. Integra o sistema de inovação da cidade, realizando um trabalho conectado com o Polo Digital de Mogi das Cruzes, fomentando o espírito empreendedor dos mogianos.

Dados gerais:
População: 450.785
Área total: 721 km²
Área urbanizada: 244 km²
Agronegócio: 2.244
Indústrias: 2.172
Comércio: 8.497
Prestadores de serviços:21.759
Construção Civil: 3.213