Novo Sistema Viário de Mogi das Cruzes
A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, no dia 31 de julho de 2025, o projeto do Novo Sistema Viário do município, que garantirá mais segurança, melhorias na mobilidade urbana e soluções para o trânsito nas imediações da rotatória da Praça Kazuo Kimura, conhecida como Praça do Habib's.
O diagnóstico atual mostra que o entorno da praça concentra atualmente um dos principais gargalos viários de Mogi das Cruzes. A praça recebe o fluxo de diversas vias importantes da cidade, como a Avenida Francisco Rodrigues Filho, Avenida Manoel Bezerra Lima Filho, Avenida Yoshiteru Onishi, além de pontos de grande movimento como o Terminal Rodoviário, a Estação Estudantes da CPTM e o principal shopping da cidade.
Além disso, em março deste ano, a Linha 11 - Coral, da CPTM, foi concedida à iniciativa privada e as obras prevêem a reforma das estações Jundiapeba, Braz Cubas, Centro e Estudantes, incluindo a implantação de viadutos e a construção da estação de Cezar de Souza, o que acarretará no fechamento da passagem sobre a linha férrera da Av. Manoel Bezerra Lima Filho.
O QUE COMPÕE O NOVO SISTEMA VIÁRIO
Construção da Via Parque 1
Diante deste cenário, a primeira ação do novo Sistema Viário é a construção da Via Parque 1, uma nova ligação entre a Avenida Francisco Rodrigues Filho, a rotatória da Avenida Waldemar Costa Filho e a avenida Antônio de Almeida. Esta conexão vai desafogar o trânsito de quem sai de áreas movimentadas, como Cezar de Souza, e precisa acessar o Centro, outros bairros e a rodovia Mogi-Dutra com mais rapidez.
Novo fluxo de vias
A segunda mudança acontecerá logo após a Via Parque 1, quando o fluxo será reorganizado para seguir pela Avenida Waldemar Costa Filho e, em seguida, pelas ruas Carlos Barattino, Avenida Cívica (Adriano Alves da Silva) e Titto Muffato. Esta reorganização facilitará a circulação em dois sentidos importantes: para quem vai em direção a São Paulo e para quem retorna à região das universidades, da Estação Estudantes e do shopping.
Ponte Estaiada
A terceira grande transformação é a construção da nova Ponte Estaiada, que vai ligar diretamente a Avenida Manoel Bezerra Lima Filho à Avenida Yoshiteru Onishi, passando sobre a linha férrea e sobre a Avenida Francisco Rodrigues Filho. Com essa ligação, a antiga rotatória da Praça Kazuo Kimura — mais conhecida como rotatória do Habib’s — será reestruturada, com uma grande intervenção urbanística no local, que incluirá a construção de áreas de caminhada, quadra de basquete, espaços de descanso, lazer e caminhada.
A nova ponte estaiada terá 360 metros de extensão, com um único pilar de sustentação. Todo o fluxo será remanejado para essa nova estrutura, que vai garantir um trânsito muito mais rápido, seguro e contínuo, sem interferências na linha férrea. Integradas, as três grandes mudanças — a criação da Via Parque 1, a reorganização do fluxo viário e a construção da nova Ponte Estaiada — estabelecem um novo desenho para a mobilidade da cidade.
Duplicação da Avenida Pedro Romero
Outra importante obra que está ligada ao Novo Sistema Viário e parte integrante do Programa Integra Mogi é a duplicação da avenida Pedro Romero, que acontecerá sem custos para o município e em parceria com a iniciativa privada, marcando a retomada as contrapartidas viárias por parte das empresas incorporadoras.