Projeto integrado executado em Jundiapeba é destaque em Encontro Brasileiro de Urbanismo Social

Secretaria de Urbanismo

05 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes foi destaque no 2º Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, realizado entre terça e sexta-feira (2 a 5/4), em São Paulo. O trabalho de urbanismo social realizado em Jundiapeba foi apresentado no painel temático “Modelos de Gestão e Projetos Urbanos Integrados: Experiências Brasileiras de Urbanismo” e foi discutido por sua abrangência, pela qualidade dos projetos elaborados e pelo alcance dos resultados obtidos. As ações da Prefeitura no distrito incluem intervenções em infraestrutura, mobilidade, educação e primeira infância, entre outras, executadas com base em conceitos como o diálogo e a participação popular (clique no final da página para ver a apresentação em PDF).

O prefeito Caio Cunha afirma que o trabalho realizado em Jundiapeba segue as diretrizes da gestão: “Mogi das Cruzes cresceu nos últimos anos, mas esse crescimento precisa se transformar em qualidade de vida para a população. Este é o objetivo do nosso mandato: temos o compromisso de governar para as pessoas e isso acontece na prática ouvindo os moradores dos bairros. São eles que apontam as necessidades, que se transformam em projetos reais. É o que estamos fazendo em toda a cidade e o caso de Jundiapeba ilustra muito bem este modo de governar”, disse.

A Rede Brasileira de Urbanismo Social é uma entidade formada por especialistas de várias áreas que atuam em cidades de diversas regiões do país, tendo em comum o reconhecimento da necessidade de atingir a redução das desigualdades a partir dos princípios do urbanismo social. O grupo conta com profissionais de Sociologia, Cultura, Ciências Políticas, Arquitetura, Direito, ONGs, coletivos, empresas e poder público, conectados com o propósito de debater e fomentar o tema no Brasil, ampliando o alcance de iniciativas, conectando pessoas e organizações.

O secretário municipal de Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, apresentou o projeto mogiano na quarta-feira (3/4)). De acordo com ele, o trabalho inclui obras estratégicas, como a construção da Escola Viva Jundiapeba e da Praça da Cidadania, ações de revitalização, como a que beneficia o Conjunto Habitacional Bezerra de Mello, e o cuidado com a primeira infância. 

“As ações de urbanismo social estão alinhadas com a visão estratégica da Prefeitura, que consiste em compreender a realidade social do território e atuar para oferecer soluções efetivas aos moradores. Jundiapeba receberá um Plano de Bairro e um Plano Urbanístico Específico (PUE), e na prática o Projeto Viva Jundiapeba reúne diversas ações de zeladoria que vêm sendo executadas nos últimos anos. Trata-se de um instrumento de planejamento de escala local, visando a melhoria das condições de vida da população e do ambiente urbano do bairro, com uma abordagem mais próxima ao território”, comentou. 

Além do secretário mogiano, o painel temático contou também com a apresentação de outras experiências realizadas no Brasil, com as presenças de Claudia Vidigal (Fundação Bernard Van Leer), Nina Rentel (Gerando Falcões), Antônio Padilha (RS Seguro) e Lygia Leite (Instituto Shopping Recife).

Conquistas

Uma importante conquista de Jundiapeba foi o Espaço de Brincar, instalado no Conjunto Habitacional Bezerra de Mello. O trabalho incluiu todo um processo de participação popular, com reforma da quadra, construção de um parque, além de arborização e pintura em colaboração com a população, por meio de dois mutirões. Além disso, também foram instaladas uma academia para a terceira idade, tabelas de basquete, transformação para uma quadra poliesportiva, ações para melhoria de gestão de resíduos do território e realização de arte urbana com artistas locais.

Já o Plano de Bairro vem sendo conduzido pelas Secretarias de Urbanismo e Gestão e Planejamento Estratégico (SEPLAG). O documento prevê o estímulo à intermodalidade, priorizando o transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado, a ampliação da oferta de espaços livres e áreas verdes e de lazer, saneamento do Rio Jundiaí e recuperação as suas margens. O objetivo é promover as funções urbanas e ambientais do seu parque urbano linear, além de reduzir as áreas de risco e recuperar as áreas impróprias para habitação. 

Como parte integrante do Plano de Bairro, encontra-se em desenvolvimento o Plano Urbanístico Específico (PUE) de Jundiapeba, que propõe a implementação de ações a médio prazo, como qualificação os espaços públicos, maior oferta de equipamentos urbanos, estimular a implantação de atividades comerciais, de serviços e industriais de baixo impacto e promover a conectividade urbana em escala local.

Segurança

O distrito recebeu investimentos em diversas áreas. No setor de segurança, Jundiapeba recebeu a Base da Guarda Municipal, na avenida Lourenço de Souza Franco, o que agiliza o atendimento de ocorrências. Também foram instalados dois totens de segurança, localizados nas proximidades da Estação da CPTM e na Praça da Liberdade. Eles possuem uma câmera de monitoramento, com alcance de 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas. Os equipamentos também contam com um interfone conectado diretamente com a Central de Monitoramento de Totens, em que os moradores podem fazer contato com a Guarda Municipal em caso de urgências e emergências.

Ainda na área de segurança, Jundiapeba recebeu 2 mil lâmpadas LED. Ao todo, 94 vias do distrito foram beneficiadas pelo trabalho, como as avenidas Dona Áurea Martins dos Anjos, Alício de Carvalho, Bolívia, Alfredo Crestana, João de Souza Franco, José Galucci, José Rodrigues Pires, Jordânia, Líbano, Libéria, Líbia, Talete Maccio, Alameda Santo Ângelo, entre outras. O lâmpada LED é mais eficiente no que se refere à iluminação e segurança pública, além de garantir redução no 50% consumo de energia e ter uma duração cinco vezes maior do que os modelos convencionais.

Saneamento, saúde e educação

As obras de esgotamento sanitário no distrito de Jundiapeba estão atualmente na fase de execução de redes profundas. Com praticamente 50% das redes coletoras instaladas e mais de 63% das ligações e interligações concluídas, o serviço agora avança para uma fase mais complexa das obras. O trabalho aumentará os índices de coleta e tratamento no distrito para mais de 90%, beneficiando diretamente 8 mil pessoas. Com investimento de R$ 10,7 milhões, incluindo recursos do Governo Federal, está prevista a instalação de 16 quilômetros de redes coletoras, linhas de recalque e coletores-tronco. O projeto representará um aumento de 6,9% no volume de esgoto tratado na cidade, passando dos atuais 72,8% para 75,3%.

Na área de saúde, em 2022 a Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou um novo Posto da Estratégia Saúde da Família na Vila Nova Jundiapeba, que fica na rua Dolores de Aquino, 601. A unidade foi entregue à comunidade após reforma e revitalização que permitiram a ampliação e a oferta de melhores acomodações e serviços. O prédio abriga as antigas instalações do Posto de Saúde Vila Nova Jundiapeba e do Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS), com capacidade de atendimento para até 16 mil pessoas e atendimento prestado por quatro equipes básicas da Estratégia Saúde da Família e uma equipe odontológica, totalizando 48 profissionais: 4 médicos, 4 enfermeiro, 24 agentes comunitários de saúde, 08 técnicos de enfermagem, 2 técnicos de farmácia, 4 administrativos, 1 dentista e 1 técnico de saúde bucal.

Na área de educação, duas creches iniciaram as atividades e uma unidade foi reformada. Também foi entregue uma nova unidade. Os alunos receberam kits de uniformes completos e de material escolar, de acordo com cada faixa etária. Neste ano, será entregue a Escola Viva Jundiapeba, que atenderá alunos de ensino fundamental com estrutura moderna, incluindo laboratório de ciências, sala de inovação e piscina.