FAQ Educação

Mogi das Cruzes oferece atendimento especializado para alunos com necessidades especiais? 

Sim, o município oferta atendimento em contraturno aos alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino, podendo ser na Sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), EMESP Jovita Franco Arouche ou Departamento de Educação Especial e Inclusiva (triagem, avaliação e intervenção multiprofissional, conforme necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência e/ou transtorno de aprendizagem; e profissional de apoio, podendo ser de forma individual ou compartilhada). 

O município possui biblioteca pública? Como empresto um livro? 

Biblioteca Municipal Benedicto Sérvulo de Sant'Anna 

  • Local: segundo andar do Centro Cultural de Mogi das Cruzes. 

  • R. Padre João, 360 

  • Empréstimo: o interessado deve se associar à biblioteca apresentando duas fotos 3x4, um documento de identidade (RG/CNH) e um comprovante de residência atual 

  • Contato: 11 4798-6986 ou 4798-6987 (bibliotecário Auro Malaquias) 

Biblioteca do Centro Municipal de Formação Pedagógica (CEMFORPE) 

  • Local: CEMFORPE 

  • Rua Antenor Leite da Cunha, 55 

  • Empréstimo: o interessado deve apresentar o RG, CPF e um comprovante de endereço recente no próprio nome. Apresentados os documentos, é realizado um cadastro que viabiliza o empréstimo imediatamente. 

  • O usuário pode retirar até três livros simultaneamente por sete dias com possibilidade de renovação do mesmo prazo até três vezes de forma remota 

  • Contato: Telefone: 

  • 4791-3520 

  • E-mail: 

  • biblioteca@se-pmmc.com.br 

  • catálogo online 

  • https://biblioteca.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/ 

Como faço para matricular meu filho em creche ou escola municipal? 

Creche: 

Os pais e/ou responsáveis devem realizar uma inscrição no Cadastro Municipal Unificado - CMU, conforme decreto municipal nº 11.237/2011, de forma online, no Portal da SME - https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br ou pelo aplicativo Educa+Mogi, disponível no site http://www.se-pmmc.com.br/educamaismogi/app/ ou nas lojas de aplicativos oficiais para Android e iOS ou presencialmente, em qualquer creche do sistema municipal de ensino de Mogi das Cruzes e aguardar a disponibilidade de vaga. 

Conforme o disposto no Decreto Municipal nº 20.028 de 27 de abril de 2021, os períodos de inscrição ocorrem preferencialmente nos meses de março, julho e novembro. 

Escola Municipal: 

Os pais e/ou responsáveis podem realizar uma inscrição de forma online no Portal da SME - https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br ou pelo aplicativo Educa+Mogi, disponível no site http://www.se-pmmc.com.br/educamaismogi/app/ ou nas lojas de aplicativos oficiais para Android e iOS ou presencialmente, em qualquer escola da rede municipal de Mogi das Cruzes. Vale lembrar que todas as inscrições de crianças a partir de 4 anos completos, são obrigatoriamente matriculados, conforme determina a resolução CNE CEB nº2/2018 

A UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), disponibiliza cursos de graduação. Como consigo maiores informações? 

São 50 vagas para cada eixo: Licenciatura (Pedagogia, Letras e Matemática), Computação (Ciência de Dados, Tecnologia da Informação e Engenharia de Computação) e Negócios e Produção (Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais). Em Mogi das Cruzes, o Polo da Univesp está localizado na Escola de Empreendedorismo e Inovação (Rua Senador Dantas, 326 – Centro). Mais informações pelo telefone 4798-6993, das 13 às 22 horas. 

Saiba mais sobre a Secretaria de Educação.