FAQ Ouvidoria

Como registro uma Ouvidoria (sugestão, reclamação, elogio ou denúncia)? 

Você pode registrar uma demanda de Ouvidoria em um dos nossos canais (No aplicativo Colab, por telefone, pelo WhatsApp ou por e-mail) ou presencialmente. Para saber mais acesse: www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/ouvidoria-geral/institucional

Quando devo utilizar o canal de Ouvidoria?                                                                                                                    

A Ouvidoria Geral Municipal registra demandas dos Cidadãos relacionadas a serviços públicos em quatro tipos: Sugestão, Reclamação, Elogio e Denúncia. 

Quando devo registrar uma Ouvidoria de Sugestão?                                                                                                    
Se você tiver uma ideia ou proposta de melhoria para os serviços públicos. 

Quanto devo registrar uma Ouvidoria de Denúncia?

Se você deseja comunicar a ocorrência de um ato ilícito ou uma irregularidade cuja solução dependa da atuação de órgãos da Administração Pública Municipal. 

Quando devo registrar uma Ouvidoria de Reclamação? 

Se você quer demonstrar a sua insatisfação com um serviço público. Você pode fazer críticas e relatar ineficiência. Também se aplica aos casos de omissão. 

Quando devo registrar uma Ouvidoria de Elogio? 

Se você foi bem atendimento e está satisfeito com o atendimento e/ou com o serviço que foi prestado. 

Tem um buraco na rua de casa, devo fazer uma Ouvidoria de Reclamação para que tapem? 

Para tapar um buraco na rua o Cidadão deverá registrar uma demanda de Solicitação de Serviço de Tapa-buraco, e receberá um prazo previsto para a conclusão. Passado o prazo previsto e serviço não realizado, o Cidadão poderá entrar em contato com a Ouvidoria e registrar uma demanda de Reclamação, informando o protocolo do serviço. 

Qual o prazo de resposta de uma Ouvidoria? 

As demandas de Ouvidorias possuem o prazo de resposta de 30 dias corridos, podendo ser prorrogado por igual período (art. 16, Lei Federal 13.460/2017). 

Qual o prazo para realização de um Serviço Público? 

Os prazos dos serviços públicos variam conforme a complexidade do serviço a ser realizado (IV, §2º, Art. 7º, Lei Federal 13.460/2017). Para saber qual é o prazo necessário de um serviço, basta acessar nossa Carta de Serviços ao Usuário, localizar o serviço desejado e confirmar qual é o prazo estimado para a realização. Para saber mais acesse: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servicos/todos-os-assuntos 

Saiba mais sobre a Ouvidoria.