FAQ Saúde

Como faço para agendar uma consulta ou exame na rede municipal de saúde?

O paciente deve possuir cadastro municipal no Sistema Integrado de Saúde - SIS onde é gerado o número do Cartão SIS que o acompanhará durante os agendamentos nas unidades municipais, mantém-se o histórico de consultas, exames ou procedimentos. Para solicitar a emissão do cartão SIS o paciente deve comparecer na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família) de referência de seu bairro apresentando os documentos (RG, CPF, Comprovante de Endereço), em caso de dúvida de qual unidade comparecer o mesmo pode entrar em contato através da Central de Agendamento de Consultas 160 a sua unidade de referência. O Cartão SIS também pode ser emitido no PAC Prefeitura ou PAC Braz Cubas, apresentando os mesmos documentos. Pacientes cadastrados e assistidos por USF - Unidade de Saúde da Família: Deve procurar a equipe atuante na Unidade para efetuar os agendamentos com a Equipe de Enfermagem ou Médico da Saúde da Família para o acompanhamento necessário. Pacientes cadastrados e assistidos por UBS - Unidade Básica de Saúde: Paciente deve entrar em contato com a Central de Agendamento de Consultas - 160 e solicitar o agendamento para Primeira Consulta de Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria ou Triagem Odontológica, será verificada a unidade de referência e emitida a solicitação de consulta ou agendamento. A partir dos atendimentos realizados nas Unidades de Atenção Primária do Município, o paciente poderá ser encaminhado para atendimento especializado em outras unidades Municipais ou Estaduais. 

Alimentei-me em um estabelecimento e creio que as condições higiênicas não eram adequadas. Onde posso denunciar? 

A denúncia deverá ser protocolada em um dos canais da Ouvidoria Municipal: através do telefone 156, WhatsApp (011) 97133-1999 ou através do link Fale Conosco no site da Prefeitura Municipal.

O município dispõe de pontos de castração e/ou vermifugação para animais domésticos? 

A oferta de castração ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 16:30h, no PAC Prédio I, comparecendo munidos dos documentos pessoais e comprovante de residência os munícipes conseguem agendar os procedimentos que são executados no Núcleo de Bem-estar Animal e em clínica conveniada. Vermifugação não é ofertada.

 

Saiba mais sobre a Secretaria de Saúde.