FAQ Meio Ambiente e Proteção Animal

Quais parques públicos existem no munícipio e quais os horários de funcionamento?
Centenário (7h as 18h) e Leon Feffer (7h as 17h), de segunda a domingo. Com agendamento através do 4798-5959 Parque Natural Municipal as quintas-feiras e Ilha Marabá as sextas-feiras 

Uma árvore está me causando preocupação de que possa cair. Como comunicar o município?
Ouvidoria (156) caso a área seja pública. Em área particular é necessária a abertura de solicitação para o corte, conforme descriminado no site da Prefeitura na área da Carta de Serviços - Agricultura e Meio Ambiente. 

Mogi das Cruzes possui postos de coleta voluntária de materiais recicláveis?
Ecopontos: Jundiapeba, Parque Olímpico e Armênia (das 8h às 12h e das 13h às 18h) de segunda a domingo 

O que posso descartar nos Ecopontos?
Materiais inservíveis, ou seja: resíduos potencialmente recicláveis (papeis, plásticos, metais, vidros e óleo de cozinha) sem limite de quantidade; 
Para resíduos de construção civil, serão aceitos o limite de 1m cúbico por munícipe/dia (equivalente a 20 sacos de 50 litros); 
Para disponibilização de pneus, serão aceitos até 5 (cinco) pneus entregues por munícipe; 
Existe a necessidade da realização de um cadastro no momento da entrega dos resíduos. Não é cobrada nenhuma taxa para o descarte. Não recebemos pilhas, baterias, lâmpadas e resíduos orgânicos.  

Quero mudas de árvores nativas. Existe doação? Onde posso pegar?
O município possui um viveiro de mudas no localizado no Parque Leon Feffer. É doado até três mudas por munícipe solicitante desde que leve as cópias e originais dos documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Não há necessidade de agendamento. O viveiro funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 15h. 

Em áreas ambientalmente protegidas (APRM e APAS) tenho que abrir protocolo na PMMC para solicitar nova ligação de energia elétrica?
Sim, apenas para NOVA LIGAÇÃO e na APRM - Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais Alto Tiete Cabeceiras e nas APAs – (Área de Proteção Ambiental da Várzea do Tiete e Serra do Itapeti). É necessária abertura de protocolo no PAC e a documentação está descrita na carta de serviços na parte de Agricultura e Meio Ambiente. 

 

Saiba mais sobre a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal.