FAQ Infraestrutura Urbana

Uma lâmpada da minha rua está apagada. Como solicitar o conserto?
A solicitação de troca de lâmpadas pode ser feita através da Ouvidoria Municipal, App Colab ou App Ilumina Mogi. Em caso de falta de energia, a solicitação pode ser feita para a concessionária EDP. 

O que é o Cata-Tranqueira?
A Operação Cata-Tranqueira, ao lado de outras ações como a limpeza de bocas-de-lobo, galerias, córregos e valas, faz parte de um esforço para minimizar o risco de enchentes e alagamentos na cidade em razão das fortes chuvas. A cada edição, um conjunto de bairros da cidade é atendido. Os moradores devem deixar o material descartável em suas calçadas logo no início da manhã para que os funcionários da empresa responsável pela limpeza pública façam a coleta e encaminhem os resíduos (com exceção de entulho de construção civil, lixo doméstico, podas de árvores e material de corte de jardinagem) para aterros legalizados. 

Após um serviço de manutenção, em minha rua, foi deixado um buraco. Como resolver?
Se for via asfaltada pode entrar em contato com a Ouvidoria, App Colab ou Departamento de Manutenção Viária. Caso seja estada vicinal, pode entrar em contato com Ouvidoria, App Colab ou Departamento de Manutenção Urbana e Rural e Controle das Regionais. Para mais informações ligue para 4798-5701. 

Há entulho na rua. Como informo a Prefeitura para que ela realize a retirada?
Através de Ouvidoria, App Colab ou contato com o Departamento de Limpeza Pública pelo telefone 4798-5701. Após a solicitação, um técnico irá ao local averiguar a procedência da ocorrência e solicitar a remoção. 

Um terreno abandonado me causa preocupação. Como consigo ajuda para limpá-lo?
Caso o terreno seja de responsabilidade pública, a solicitação deve ser feita via Ouvidoria, App Colab ou Departamento de Limpeza Pública, através do telefone 4798-5701. Caso o terreno seja de responsabilidade particular e o proprietário não tenha feito a manutenção periódica, pode-se entrar em contato com a Secretaria de Segurança - Departamento de Fiscalização de Posturas, pelo telefone 4798-5147. 

Quero reclamar sobre o serviço de limpeza pública. Como faço?
A reclamação pode ser feita via Ouvidoria, App Colab ou diretamente no Departamento de Limpeza Pública, através do telefone 4798-5701. 

O que é o Programa Cidade Bonita?
O Cidade Bonita é um mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias e que visa deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano. Ele faz parte do Plano de Zeladoria, que foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, a partir da divisão da zona urbana da cidade em setores. Todos os espaços públicos inseridos no perímetro delimitado, incluindo vias, praças e terrenos serão contemplados por serviços de capinação de guias e sarjetas, raspagem de guias, manutenção de ruas, Operação Tapa-Buraco, limpeza de terrenos municipais, troca de lâmpadas, manutenção civil de próprios, limpeza de galerias e bocas de lobo e agora também a Operação Cata-Tranqueira.

 

Saiba mais sobre a Secretaria de Infraestrutura Urbana.